quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pense Diferente (Flávio Penna)


2009 está aí. Tem, como os outros anos, 365 dias. Aliás, os cientistas deram a ele um segundo a mais, o que significa que você terá mais tempo para realizar, em 2009, todos os seus sonhos e projetos.
Mas eu no seu lugar, não estenderia muito esta lista de propósitos. Faria apenas um compromisso. Um apenas para ter a certeza de que poderei me dedicar inteiramente a ele. Eu assumiria o compromisso de, em 2009, ser feliz.
É claro que emagrecer será muito bom, mas se não conseguir, vou ser feliz com os quilinhos a mais. O carro, a casa, o emprego melhor, tudo, se virar realidade, ótimo. Se não, vou ser feliz assim mesmo. Afinal, estou atrás de tudo isto a minha vida toda e não será, por não ter conseguido realizar tudo num ano, que vou me sentir infeliz, frustrado.
Alguém, não sei quem (são muitas pessoas falando muitas coisas), disse que tem mais presença em nós aquilo que nos falta. Se bem entendi, ele está chamando a atenção para a mania que temos de pensar muito mais no que não temos, do que naquilo que temos.
No ano novo, pense diferente. Valorize tudo o que você tem. Tudo mesmo, material e imaterial. Assim, se nos 365 dias, quatro horas e um segundo de 2009, houver perdas, e elas são inevitáveis, você poderá, mesmo assim ser feliz. Feliz por ter sido feliz com aquilo que Deus (se você acredita nele) ou o destino (se você acredita nele), lhe deu.
Enfim, seja feliz mesmo. Não se prenda ao que apenas lhe dá felicidade momentânea. Esta história de que felicidade não é algo contínuo, é papo furado de quem não se anima a ir atrás dela, se agarrando ao que lhe faz feliz no momento. Bom, mas esta é uma discussão complicada e se você, em 2009, quer só viver feliz, vá em frente. É o seu projeto.
Agora, se você quer ser feliz, neste ano que começa e nos que virão, faça o propósito, único, de ser feliz. Com certeza você vai conseguir realizar cada um de seus sonhos. Se alguns deles forem impossíveis na sua cabeça, faça uma troca. Coloque outro no lugar e esqueça aquele.
Quando você virar a folha do calendário, pense apenas no que conseguiu realizar na folhinha virada. Não lamente o que não conseguiu. Pelo menos no calendário, é vida nova. Viva esta vida intensamente.
Estou torcendo para que todos os bons “dades” acompanhem você no ano que começa:
Tenha liberdade. Dignidade. Capacidade. Lealdade. Mais idade. Autoridade. Simplicidade. Vaidade. Validade. Identidade. Humildade. Prosperidade. E por que não saudade, que é lembrança de coisa boa que vivemos.

Felicidades.